Gênero: Power Metal
SOBRE O ÁLBUM:
“Somewhere Far Beyond” é o quarto álbum de estúdio da banda alemã BLIND GUARDIAN e uma das pedras fundamentais da grande reputação da banda.
Lançado em 1992, o álbum foi produzido por Kalle Trapp, que também já trabalhou com outras lendas como Saxon, Kreator, Gamma Ray, Destruction e Angel Dust e marca o início do som único e original do BLIND GUARDIAN, empregando a maioria das suas técnicas Thrash/Power Metal.
Um detalhe anedótico: a arte de capa, feita por Andreas Marschall, (responsável pelas melhores capas da banda) e as duas partes de ‘The Bard’s Song’ deram à banda o apelido de “The Bards” [Tradução livre: “Os bardos” ou “Os trovadores”] que também se estendeu para os fãs (Hansi chama frequentemente os fãs de “Bards”)
Vamos à descrição do track list:
‘Time What is Time’ é baseado no filme “Blade Runner: O caçador de androides” de Ridley Scott e fala desde a perspectiva de um Replicante.
‘Journey Through the Dark’ é sobre Jhary a-Conel, um bardo e companheiro de Eternal Champion, dos livros de Michael Moorcock.
‘Black Chamber’ fala sobre alguém que está no mundo da série “Twin Peaks” e enfrenta um destino sombrio.
‘Theatre of Pain’ é baseado no livro “The Merman’s Children” de Poul Anderson.
‘The Quest for Tanelorn’ entras novamente no universo de Moorcock e o seu livro “Eternal Champion”
‘Ashes to Ashes’ foi composta por Hansi para falar sobre o falecimento do seu pai.
‘The Bard’s Song – In the Forest’ é inspirada pelo jogo de RPG “The Bard’s Tale”.
‘The Bard’s Song – The Hobbit’, como não poderia ser de outro jeito, é baseado no clássico livro de J. R. R. Tolkien, “The Hobbit”.
‘The Piper’s Calling’ contém as três primeiras partes em gaita escocesa da marcha ‘The 79th’s Farewell to Gibraltar’ composta pelo Major John MacDonald do 79° Regimento a pé (Voluntários Camaronenses). Parte desta marcha também aparece na faixa-título porém, tocada com outra classe de gaita.
‘Somewhere Far Beyond’ é inspirada pelo livro “A Escolha Dos Três”, segundo da série “A Torre Negra” de Stephen King.
‘Spread Your Wings’, cover da lenda inglesa Queen, descreve um jovem problemático que é encorajado a não desistir dos seus sonhos.
‘Trial by Fire’ é um cover da banda de Heavy Metal Satan e fala sobre os bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki.
Neste relançamento totalmente remasterizado temos duas faixas bônus: as versões demo das músicas ‘Ashes to Ashes’ e ‘Time What is Time’.
“Somewhere Far Beyond” tem todos os elementos que os fãs de BLIND GUARDIAN esperam: músicas de histórias de fantasia e de horror inspiradas em J.R.R. Tolkien e Stephen King; riffs rápidos e os vocais melódicos e abrasadores de Hansi Kürsch, que parece possuir várias vozes diferentes, reforçados por coros antológicos.
TRACK LIST
1. Time What Is Time
2. Journey Through The Dark
3. Black Chamber
4. Theatre Of Pain
5. The Quest For Tanelorn
6. Ashes To Ashes
7. The Bard’s Song: In The Forest
8. The Bard’s Song: The Hobbit
9. The Piper’s Calling
10. Somewhere Far Beyond
11. Spread Your Wings
12. Trial By Fire
13. Theatre Of Pain (classic version)
Bonus:
14. Ashes To Ashes (demo)
15. Time What Is Time (demo)
Visita à banda em: www.blind-guardian.com