Gênero: Metal
SOBRE O ÁLBUM:
Embora possa parecer exatamente isso, a edição de 2021 do Festival Eurovisão da Canção não é o ponto crucial da história do BLIND CHANNEL. Lutando furiosamente para entrar no tão desejado mainstream mundial, o sexteto sempre abraçou suas influências, de iconoclastas do nu-metal a gigantes do pop e do hip-hop, tudo faz parte do DNA do BLIND CHANNEL. Esse é o segredo de seu charme: eles só estão interessados em se manter fiéis a si mesmos, enquanto procuram cuidadosamente as chaves para abrir as portas do sucesso.
De fato, não há nada que possa atrapalhar o caminho trilhado pelo BLIND CHANNEL. O estomago da banda continua roncando de fome e para eles há apenas duas alternativas: ser grande ou ir para casa. E é claro que a banda escolheu ser grande o tempo todo.
Seu novo e quinto álbum de estúdio, intitulado "Exit Emotions", é uma coleção das músicas mais pesadas que a banda compôs até hoje. Inspirados pela experiência ao vivo e alimentados pela energia de suas multidões, enquanto pensavan no seu próximo passo, o BLIND CHANNEL se viu ponderando uma nova questão vital: "Claro, isso é bom... mas quão bom soará quando estivermos tocando ao vivo em uma maldita arena?!"
"Este é o primeiro álbum que abordamos de uma perspectiva ao vivo", comentou o vocalista Niko Moilanen. "Em vez de lançar músicas e depois descobrir como fazê-las ao vivo, essa ideia estava constantemente em nossas mentes. Este é um álbum que precisa ser experimentado, porque é nesses momentos que você encontrará o sentimento que tivemos quando vimos as luzes retrô, as casas noturnas e as placas de saída. É mais do que apenas um álbum, é uma experiência completa".
E falando sobre luzes retrô, casas noturnas e placas de saída, elas são uma parte importante do álbum, afinal, foram elas que ajudaram a intitular o álbum.
Entre os shows da turnê com o Electric Callboy, o grupo teve um dia de folga em Berlim. Eles estacionaram o ônibus da turnê em um estacionamento e saíram para explorar os pontos turísticos locais. Porém, o que era para ser um dia de descanso acabou se tornando o catalisador para uma nova era musical marcada pela intensidade, euforia e escapismo.
"Estava rolando uma rave perto do nosso ônibus", relembrou o vocalista Joel Hokka. "Estava tocando essa música em alto volume, havia luzes vermelhas brilhando e as pessoas estavam festejando enlouquecidamente. Estavam todos lá para escapar das realidades de suas vidas diárias, e queríamos trazer esse sentimento para a música metal também".
"Havia uma sensação de perigo, mas também uma sensação de beleza?, acrescentou Niko. "Você vê aqueles sinais vermelhos de saída piscando e parecia que todas aquelas pessoas se reuniram ali para descarregar suas emoções. Esse é o sentimento que queremos levar às pessoas, e se suas emoções estão ficando muito pesadas, queremos oferecer uma fuga. Quer você venha aos nossos shows ou apenas ouça o álbum em casa, esta pode ser uma maneira de descarregar essas emoções por um tempo".
Cheio de riffs enormes e poderosos, refrões grandiosos e cantorias eufóricas, foi uma viagem de três semanas a Los Angeles para trabalhar com o produtor e maestro musical Johnny Andrews que consolidou a ousada direção sonora do quinto álbum.
"Há pessoas que dizem que somos a boyband da cena metal, então queríamos desafiar isso. Enquanto temos esses refrões super cativantes, ainda temos os gritos, os riffs de metal e os breakdowns. Você pode fazer os dois!", confessa Joel.
Mas, por mais que "Exit Emotions" seja uma declaração da evolução destemida do BLIND CHANNEL, o álbum também é uma carta de amor nostálgica à cultura pop americana do início dos anos 2000.
Enquanto cresciam, os membros sonhavam em ter um videoclipe na MTV antes que o canal fosse dominado por reprises de reality shows e, neste novo álbum, o BLIND CHANNEL respira com confiança essa inspiração sonora de uma paisagem que há muito os influencia.
"A maioria das bandas que ouvíamos quando éramos crianças eram americanas, mas antes de escrevermos nosso quarto álbum, nunca tínhamos ido aos Estados Unidos", explicou Niko.
"Neste álbum, queríamos levar nossas influências americanas para o próximo nível. Se o quarto álbum parecia um carro novo e brilhante, este álbum precisava ser um caminhão monstro".
Liricamente, "Exit Emotions" é um álbum profundamente pessoal para todos os membros do BLIND CHANNEL.
Vomitando seus sentimentos e emoções em doze músicas de rock desafiadoras na esperança de ajudar outras pessoas a superarem seus dias mais sombrios, eles estão em uma missão para unir todos da mesma forma que suas bandas favoritas fizeram por eles quando crianças/adolescentes.
"Neste mundo moderno, os humanos precisam escapar da rolagem diária de desgraças e da obsessão com as mídias sociais", comentou Joel.
"Para algumas pessoas, pode ser indo à academia, correndo ou se enchendo de cachaça, mas para nós, vem por meio de oferecer arte que pode ajudar as pessoas. Essa é a nossa maneira de escapar da luta diária dessa miséria moderna".
Passando de reles azarões da cena musical local para uma das maiores exportações de rock da Finlândia no espaço de apenas alguns anos, o BLIND CHANNEL já sabe que as melhores músicas são geralmente aquelas nas quais você pode projetar a sua própria vida.
Estar em uma banda raramente é uma tarefa fácil, especialmente quando você está tentando se destacar como uma banda de rock internacional de uma região subártica da Finlândia. E alguns podem dizer que as probabilidades não estão a seu favor, mas com "Exit Emotions", o BLIND CHANNEL está totalmente pronto para o desafio.
"No passado, ouvimos pessoas dizendo coisas como, ’ Ah, o Blind Channel teve sorte’. Não temos sorte, tivemos azar na maior parte do tempo nessa banda!", disse Niko rindo.
"Foi principalmente trabalho duro que nos trouxe até onde estamos agora, mas houve uma vez em que tivemos muita sorte. Esse momento foi há mais de 10 anos, quando todos nós seis acabamos na mesma banda. Agora, esses caras são meus irmãos".
Apesar da natureza humilde desses seis amigos do norte da Finlândia, não há dúvidas de que, mais de uma década após sua formação, o BLIND CHANEL finalmente está à beira de algo realmente grandioso.
TRACKLIST
1. Where’s The Exit
2. Deadzone
3. Wolves In California
4. Xoxo
5. Keeping It Surreal
6. Die Another Day
7. Phobia
8. Happy Doomsday
9. Red Tail Lights
10. Not Your Bro
11. Flatline
12. One Last Time...Again
FORMAÇÃO
Joel Hokka ? vocal, guitarra
Niko Moilanen ? vocal
Joonas Porko ? guitarra
Olli Matela ? baixo
Tommi Lalli ? bateria
Aleksi Kaunisvesi ? samples, percussão, DJ