Gênero: Metal Sinfônico
SOBRE O ÁLBUM:
Embora este seja apenas o quarto álbum de estúdio do THERION, e já tivéssemos recebido uma amostra de sua direção sinfônica/gótica com "Symphony Masses: Ho Drakon Ho Megas" de 1993, "Lepaca Kliffoth" continua sendo a impressionante e memorável obra-prima da carreira da banda. Uma fase de transição entre as suas raízes Death Metal e o híbrido de Metal Sinfônico e Gótico que eles levariam adiante a partir daí. Este é um álbum extremamente sombrio, onde a banda mantém seu fascínio por profecias e magias ocultas obscuras apresentadas nas letras, e a música gira em torno de riffs de Metal muito simples e de ritmo médio, encharcados pelas libações vocais de Christofer Johnsson.
O álbum começa com força com ’The Wings of the Hydra’, uma música viciante com uma óbvia influência do Celtic Frost, vocais cantados, tons de sintetizador simples e melodias de guitarra arabescas que evocam a era mítica da homônima do título. ’Melez’ começa com um inesquecível trote de baixo, logo coberto por gloriosos acordes de oitava e um violão acústico quase flamenco, que é tocado em velocidade, e depois entra em um verso simples, mas hipnotizante, com uma interação de teclados e mais daquela sensação do Oriente Médio nos violões. Mas a verdadeira alegria é a excelente e assustadora troca de flauta/guitarra no final da faixa, que parece a introdução de um demoníaco encantador de serpentes. ’Arrival of the Darkest Queen’ usa flautas e teclados para anunciar o "hit" do álbum, ’The Beauty in Black’. Gloriosa e gótica, a música usa um par de vocalistas de ópera (masculino e feminino), uma espécie de predecessor da porta giratória de músicos convidados que a banda passaria a usar nos posteriores álbuns. Outras faixas excelentes incluem a carregada ’Riders of Theli’, o doom esmagador de ’Black’, que teria se encaixado quase perfeitamente em "Into the Pandemonium" do Celtic Frost. E falando no Celtic Frost, e como que para provar a enorme influência que eles têm, o THERION oferece aqui um cover da música ’Sorrows of the Moon’ da banda suíça. O restante do álbum é igualmente sombrio e encantador, com destaque para a faixa-título e ’Evocation of Vovin’.
A respeito da produção, sintetizadores, flautas, vários vocalistas e o núcleo da banda, eles são claros e precisos em todo o álbum, mas ele ainda carrega um tom muito cru, sombrio e agourento que ainda não conseguiu ser superado pelos trabalhos posteriores. "Lepaca Kliffoth" pode não ser tão sinfônico quanto muitos fãs do THERION exigem, mas marca claramente o ponto em que a banda se transformou de uma banda de Death Metal um pouco acima da média em deuses de um esmagador Gothic Death Metal.
TRACK LIST
1. The Wings Of The Hydra
2. Melez
3. Arrival Of The Darkest Queen
4. The Beauty In Black
5. Riders Of Theli
6. Black
7. Darkness Eve
8. Sorrows Of The Moon (Celtic Frost Cover)
9. Let The New Day Begin
10. Lepaca Kliffoth
11. Evocation Of Vovin
Bonus Tracks
12. Enter the Voids (only released on the LP-version of "Lepaca Kliffoth")
13. The Veil of Golden Spheres (from the "Beauty in Black" MCD)
FORMAÇÃO
Christofer Johnsson » Vocal, Guitarra, Teclados
Fredrik Isaksson » Baixo
Piotr Wawrzeniuk » Bateria
Convidados
Jan » Vocal (faixas 1, 8)
Hans Gröning » Vocal (baixo, barítono) (faixas 4, 11)
Claudia Maria Mokri » Vocal (soprano) (faixas 4, 11)
Harris Johns » Guitarra (faixa 4)