Gênero: Death Metal
SOBRE O ÁLBUM:
Em seus mais de trinta anos de carreira, o BENEDICTION enfrentou muitos problemas e superou muitos obstáculos, porém, eles sempre perseveraram e o fizeram tendo a certeza de que permaneceriam sempre fiéis à sua visão original. Essa atitude sem concessões deu à banda a força necessária para manter seu próprio rumo e evitar as armadilhas das tendências que vão e vêm. Eles se mantêm fiéis às suas raízes, leais aos seus fãs e mantêm contato constante com a cena underground, o que os tornou a banda que são hoje. Eles têm orgulho de fazer parte de um gênero amplamente variado que só continua a crescer em força.
O BENEDICTION nasceu no início de 1989 das cinzas de uma banda chamada Stillborn e sua formação era composta por Barney Greenway (vocal), Darren Brookes (guitarra), Peter Rew (guitarra), Paul Adams (baixo) e Ian Treacy (bateria). Logo após sua fundação, eles gravaram a lendária demo "The Dreams You Dread", que hoje é considerado um dos maiores clássicos dentro da cena Death Metal. Esta fita, junto com a ajuda de Mickey Harris (ex-NAPALM DEATH, SCORN), fez com que a banda assinasse com a Nuclear Blast Records, lançando sob o selo alemão o seu altamente elogiado álbum de estreia, o maravilhoso "Subconscious Terror".
Mas logo apareceu o primeiro obstáculo. Barney Greenway ao mesmo tempo que fazia parte do BENEDICTION, continuava trabalhando com o NAPALM DEATH e isso causava alguns problemas quando ambas as bandas faziam turnês separadas. Portanto, o vocalista teve que escolher entre as bandas e sua decisão é amplamente conhecida: sua saída do BENEDICTION deixou o resto da banda em crise. Um encontro casual em um pub em Birmingham entre Dave Ingram e Peter Rew trouxe uma possível solução. Uma audição foi organizada e Dave passou na prova com folga! A banda então recebeu um novo sopro de vida, e depois de incluir Dave com sucesso na banda e tocar em várias datas no Reino Unido, eles começaram a escrever a próxima obra prima, "The Grand Leveller", que foi lançado em 1991.
Um ano depois, a banda lançaria o EP "Dark is the Season", segundo trabalho da banda a apresentar os talentosos vocais de Dave Ingram, e o primeiro a apresentar uma produção relativamente "limpa" (em comparação com o som cru dos dois primeiros álbuns da banda).
No EP, você encontrará duas faixas novas, ’Foetus Noose’ e ’Dark is the Season’; o cover de ’Forged in Fire’ da banda canadense Anvil, com os vocais do ex-membro Barney Greenway; a regravação da faixa ’Experimental Stage’, lançada originalmente em "Subconscious Terror" (1990) e agora com os vocais de Ingram e o relançamento da música ’Jumping at Shadows’ do álbum "The Grand Leveller" (1991) com os vocais de Karl Willetts (Memoriam, ex-Bolt Thrower).
Em 1994, o BENEDICTION lançava o EP "The Grotesque/Ashen Epitaph" que incluía duas músicas inéditas (as do título do álbum) e as versões ao vivo das faixas ’Violation Domain’, ’Subconscious Terror’ e ’Visions in the Shroud’. Estas faixas ao vivo foram gravadas em um show especial ao vivo com o (naquela época) novo baterista Paul Brookes para testar se ele se encaixaria bem com o resto da banda. As músicas ficaram tão boas que o BENEDICTION decidiu lança-las.
Este EP foi um lançamento muito legal para cobrir o intervalo entre os lançamentos "Transcend The Rubicon" (1993) e "The Dreams You Dread" (1995) e as duas faixas novas são mais do que essenciais para qualquer fã do BENEDICTION e do Death Metal em geral.
Em 2015, ambos os EPs foram lançados em um único CD, versão que agora está disponível no mercado brasileiro pela parceria Shinigami Records/Nuclear Blast Records.
TRACK LIST
1. Foetus Noose
2. Forged in Fire (Anvil cover)
3. Dark Is the Season
4. Jumping at Shadows
5. Experimental Stage
6. The Grotesque
7. Ashen Epitaph
8. Violation Domain (live)
9. Subconscious Terror (live)
10. Visions in the Shroud (live)
FORMAÇÃO
"Dark Is The Season"
Dave Ingram » Vocal
Ian Treacy » Bateria
Peter Rew » Guitarra
Darren Brookes » Guitarra, Baixo
Karl Willetts » Vocal na faixa 4
Alan Jones » Solo na faixa 3
Barney Greenway » Vocal na faixa 2
"The Grotesque/Ashen Epitaph"
Dave Ingram » Vocal
Peter Rew » Guitarra
Darren Brookes » Guitarra
Frank Healy » Baixo
Paul Brookes » Bateria