Gênero: Death Metal
SOBRE O ÁLBUM:
Em seus mais de trinta anos de carreira, o BENEDICTION enfrentou muitos problemas e superou muitos obstáculos, porém, eles sempre perseveraram e o fizeram tendo a certeza de que permaneceriam sempre fiéis à sua visão original. Essa atitude sem concessões deu à banda a força necessária para manter seu próprio rumo e evitar as armadilhas das tendências que vão e vêm. Eles se mantêm fiéis às suas raízes, leais aos seus fãs e mantêm contato constante com a cena underground, o que os tornou a banda que são hoje. Eles têm orgulho de fazer parte de um gênero amplamente variado que só continua a crescer em força.
O BENEDICTION nasceu no início de 1989 das cinzas de uma banda chamada Stillborn e sua formação era composta por Barney Greenway (vocal), Darren Brookes (guitarra), Peter Rew (guitarra), Paul Adams (baixo) e Ian Treacy (bateria). Logo após sua fundação, eles gravaram a lendária demo "The Dreams You Dread", que hoje é considerado um dos maiores clássicos dentro da cena Death Metal. Esta fita, junto com a ajuda de Mickey Harris (ex-NAPALM DEATH, SCORN), fez com que a banda assinasse com a Nuclear Blast Records, lançando sob o selo alemão o seu altamente elogiado álbum de estreia, o maravilhoso "Subconscious Terror".
Mas logo apareceu o primeiro obstáculo. Barney Greenway ao mesmo tempo que fazia parte do BENEDICTION, continuava trabalhando com o NAPALM DEATH e isso causava alguns problemas quando ambas as bandas faziam turnês separadas. Portanto, o vocalista teve que escolher entre as bandas e sua decisão é amplamente conhecida: sua saída do BENEDICTION deixou o resto da banda em crise. Um encontro casual em um pub em Birmingham entre Dave Ingram e Peter Rew trouxe uma possível solução. Uma audição foi organizada e Dave passou na prova com folga! A banda então recebeu um novo sopro de vida, e depois de incluir Dave com sucesso na banda e tocar em várias datas no Reino Unido, eles começaram a escrever a próxima obra prima, "The Grand Leveller", que foi lançado em 1991.
Dois anos depois, o BENEDICTION lançava o seu terceiro álbum de estúdio "Transcend the Rubicon", trabalho que realmente deu o pontapé inicial na carreira internacional da banda.
Assim como seu antecessor, "Transcend the Rubicon" desde os primeiros segundos esmagadores da primeira faixa ’Unfound Mortality’, nunca deixa de ser tão intenso e caótico quanto possível. Todas as músicas começam de forma explosiva com os ataques das guitarras de Brookes e Rew e os grooves de bateria, cortesia de Ian Treacy. E não podemos esquecer dos rosnados sombrios e maníacos do vocalista Dave Ingram. Cada minuto deste álbum é carregado por um som ameaçador que não te deixará respirar até que os últimos momentos destrutivos da última faixa ’Artefacted/Spit forth’ terminem. No entanto, o que torna o terceiro trabalho do BENEDICTION tão diferente em comparação com "The Grand Leveller" é o fato de o trabalho de guitarra ser muito mais pesado e de cada música ir direto ao ponto, em vez de se desenvolver gradativamente.
Os detratores poderão dizer que não há nada em "Transcend The Rubicon" que não esteja evidente em "The Grand Leveller", porém, tudo aqui é claramente mais atmosférico, mais esmagador e, definitivamente, mais consistente do que nunca. Nada aqui é preenchimento, nem mesmo o cover para ’Wrong Side Of The Grave’ do The Accused.
Com o cru, direto e imperdível "Transcend the Rubicon", o BENEDICTION provou mais uma vez seu valor como uma das bandas do Death Metal britânico mais proeminentes do início dos anos 90.
TRACK LIST
1. Unfound Mortality
2. Nightfear
3. Paradox Alley
4. I Bow To None
5. Painted Skulls
6. Violation Domain
7. Face Without Soul
8. Bleakhouse
9. Blood f r o mStone
10. Wrong Side Of The Grave (The Accused cover)
11. Artefacted / Spit Forth
12. Saneless Theory
13. Deadfall
FORMAÇÃO
Dave Ingram » Vocal
Darren Brookes » Guitarra
Peter Rew » Guitarra
Frank Healy » Baixo
Ian Treacy » Bateria