Enslaved - RiitiiR |
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Gênero: Black Metal Progressivo
SOBRE O ÁLBUM:
Duas décadas após o seu nascimento na Noruega, o décimo segundo álbum do ENSLAVED, intitulado "RiitiiR", surpreendeu mais uma vez até mesmo aqueles que estavam familiarizados com aquele desenvolvimento não linear da banda. O seu som ? desta vez traz até castanholas (!) - mais do que nunca pode ser chamado de próprio; os pensamentos subjacentes e os eventos que os influenciam estão mais profundamente envolvidos. "RiitiiR" incorpora muito mais do que veio a ser conhecido como ENSLAVED: indefinível e grandioso, honesto e sobrenatural, sombrio, áspero e belo.
Em "RiitiiR", que foi lançado em 2012, muitos elementos do processo de gravação são semelhantes aos dos álbuns anteriores. Novamente, a maioria da equipe de produtores veio da própria banda: Ivar Bjørnson, Grutle Kjellson, Herbrand Larsen e desta vez foi completada por Iver Sandøy que também coproduziu "Axioma Ethica Odini" (de 2010) e os EP "Thorn" e "The Sleeping Gods", ambos de 2011. Todas as gravações principais foram feitas em Bergen, na Noruega: a guitarra de Ivar Bjørnson, o baixo de Grutle Kjellson e a bateria de Cato Bekkevold foram gravados ao vivo nos Duper Studios, enquanto Herbrand Larsen e Ice Dale gravaram seus vocais, teclados e guitarras nos Earshot Studios. Além disso, os vocais, as guitarras, os teclados, os pedais de baixo, os efeitos e a percussão de Grutle e Ivar foram gravados nos Solslottet Studios e no Peersonal Sound. Em algumas ocasiões, as gravações foram feitas nos três locais de forma simutânea. Os produtores viajaram para Örebro, na Suécia, onde Jens Bogren mixou e Tony Lindgren masterizou o álbum nos Fascination Street Studios.
"Dessa vez, tudo se resumiu a expandir uma equipe vencedora em vez de mudá-la", afirmou na época o guitarrista, compositor e membro fundador Ivar Bjørnson sobre o processo de criação do "RiitiiR". "Tenho que admitir pessoalmente que expandir a equipe de produtores para incluir um membro de fora da banda foi um grande desafio para mim, mas o resultado foi, sem dúvida, melhor do que eu imaginava. Mais uma vez, aprendemos algo sobre como encontrar o processo de gravação ideal para o ENSLAVED e, por isso, sou eternamente grato a todas as partes envolvidas".
O trabalho do artista norueguês Truls Espedal, amigo e colaborador de longa data da banda, pela sétima vez enfeita um álbum do ENSLAVED: "A música do ENSLAVED está em constante evolução e expansão", ele compartilhou, "e desde cedo decidimos que a arte deveria refletir isso. Desde a minha primeira colaboração com a banda no Monumension [de 2001] e daí em diante, nós lentamente mesclamos diferentes aspectos no trabalho para expandir ainda mais e mudar um pouco as coisas sem perder a conexão com o trabalho anterior. Ele ainda tem um forte senso de simbolismo, composições simétricas e referências à arte nórdica. Mas há uma ênfase ainda maior no realismo em RIITIIR, o que, esperamos, acrescente essa atmosfera ao trabalho final".
Falando sobre o produto pronto e finalizado, Bjørnson admitiu que é difícil descrevê-lo, embora a duração das músicas do álbum nunca tenha sido premeditada: "Soa como ENSLAVED, seja lá o que isso signifique. Há muitas camadas e diferentes pontos focais. Ele tem uma complexidade mais profunda do que nossos trabalhos anteriores, mas eu o considero mais cativante e comovente. Mas, novamente, sou o oposto de objetivo nisso, então, mais uma vez, deixarei que as pessoas de fora da banda decidam. Eu dediquei meu trabalho, meu esforço e minha inspiração a isso (em determinado momento, as guitarras estavam sendo escritas e gravadas no meu estúdio caseiro, enquanto eu esperava o telefonema do hospital onde a minha esposa estava internada para ter o nosso primogênito), e tenho a sensação de que ele tem o ’mais’ de tudo: o belo é mais belo, enquanto o áspero é mais áspero. O fato de ser o álbum mais longo que fizemos até agora foi algo que descobrimos por acidente quando fizemos as primeiras mixagens brutas após as gravações. Esquecemos de pensar sobre a duração durante a produção e os ensaios do álbum antes de gravá-lo! Sentamos e pensamos sobre isso: será que isso significava que não tínhamos sido críticos o suficiente com relação ao tempo? Ao ouvir as gravações com a proverbial tesoura em mente, não conseguimos encontrar nada que não quiséssemos manter. Vou considerar isso como um bom sinal".
O ENSLAVED é conhecido por ter conceitos que direcionam seus álbuns, mas qual direção toma "RiitiiR"? Bjørnson explicou: "O título é uma versão ’nórdica’ criada por mim mesmo das palavras ’Rites’ / ’Rituals’. RIITIIR = ’The Rites of Man’ [’Os Ritos do Homem’ em português], para colocar de uma maneira fácil e estereotipada. Criamos estruturas que são independentes das letras [porque] nos sentimos mais confortáveis em deixar que o leitor explore, interprete ou simplesmente descarte. Seus significados dependem inteiramente deles".
Quer você seja atraído pelo mito da gênese da faixa que abre o álbum, ’Thoughts Like Hammers’, ou experimente a estratosfera com ’Veilburner’, entre em algum bosque sagrado por meio de ’Roots Of The Mountain’ ou deseje abandonar o seu corpo depois de ouvir ’Death In The Eyes Of Dawn’, o ENSLAVED continua a explorar sua percepção do mundo natural e a desafiar os limites de seu próprio autoconhecimento, expandindo sempre a paisagem de sua ecologia musical. Como todos os álbuns anteriores, "RiitiiR" traz significado aos nossos mistérios, às nossas memórias, às nossas paisagens e às nossas vidas... se apenas permitirmos.
TRACK LIST
1. Thoughts Like Hammers
2. Death In The Eyes Of Dawn
3. Veilburner
4. Roots Of The Mountain
5. Riitiir
6. Materal
7. Storm Of Memories
8. Forsaken
FORMAÇÃO
Herbrand Larsen » Teclados, Órgão, Vocal (limpo)
Ivar Bjørnson » Guitarra, Teclados, Backing Vocals
Grutle Kjellson » Vocal (líder), Baixo
Arve Isdal » Guitarra (líder)
Cato Bekkevold » Bateria
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