Gênero: Hard Rock
SOBRE O ÁLBUM:
Quando se trata de rock suíço, o GOTTHARD é a primeira banda que vem à mente de todos. Após 28 anos de carreira, os roqueiros da cidade de Ticino conquistaram o seu merecido lugar no topo da pirâmide. E agora, depois de 16 álbuns na primeira posição nos rankings, mais de três milhões de álbuns vendidos ao redor do mundo e vários prêmios internacionais, poderíamos esperar que Leoni, Lynn, Habegger, Scherer e Maeder tirassem um tempo para descansar. Sem chance. Mesmo após inúmeros shows e turnês, o GOTTHARD não mostra nenhum sinal de exaustão e lança o sucessor do seu bem sucedido álbum acústico "Defrosted 2". O novo e décimo terceiro álbum de estúdio, simplesmente intitulado "#13", prova que a banda ainda tem muito Rock ?n? Roll para oferecer.
Não há uma introdução longa pois a banda vá direto ao ponto com a faixa de abertura ?Bad News?, com Nic Maeder mostrando sua potência vocal desde o início. E como de costume, ele apresenta uma performance apaixonada, se inspirando na bateria e nos selvagens riffs de guitarra. ?Bad News?, juntamente à balada ?Marry You?, foram criadas durante a sessão de composição com o fundador do The Hooters Eric Bazilian, também conhecido por ser o compositor da música ?One of Us? que ficou famosa na voz de Joan Osborne em 1995. A faixa de abertura e músicas como ?10,000 Faces? são exatamente o que os verdadeiros e leais fãs adoram no GOTTHARD: um rock ?n? roll ardente e obstinado, armado com as melhores composições. Simplificando, este é o clássico GOTTHARD na sua melhor forma. "#13" prova ser um dos álbuns mais diversos da carreira da banda. O álbum não tem nenhuma música a esmo, em vez disso, há uma emocionante mistura de elementos rápidos e poderosos (?Every Time I Die?), letras diretas (?Man On A Mission?), elementos do blues/rock old school (?Another Last Time?), baladas épicas (?I Can Say I?m Sorry?) e a desenfreada psicodelia dos anos 70 (?Rescue Me?).
A paixão do GOTTHARD pela experimentação fica evidente na excêntrica ?Missteria? que combina a estrutura inconfundível do Rock com a beleza da instrumentação oriental. E como compositor adicional desta música, temos nada menos que o próprio Francis Rossi, fundador, vocalista e principal guitarrista do Status Quo, que já trabalhou com a banda anteriormente na música ?Bye Bye Caroline? de 2018. Outro momento muito especial em "#13" é a versão profundamente emocional da clássica e mundialmente famosa música ?S.O.S? do ABBA.
A arte de capa de "#13", criada por Thomas Ewerhard (Avantasia, entre outras bandas), representa os ?Combats des Reines? [Combate das Rainhas em tradução livre], um evento tradicional realizado no cantão suíço de Valais, no qual uma vaca luta com outra vaca na frente de até 50 mil espectadores e termina com a eleição de ?La Reine des Reines? [A Rainha das Rainhas em tradução livre]. Ao contrário das touradas espanholas, os ?Combats des Reins? são principalmente inofensivos para as vacas participantes devido à falta de envolvimento humano.
O álbum foi produzido pelo produtor americano Paul Lani, que já trabalhou com a banda anteriormente em "Homerun" de 2001, enquanto que o guitarrista Leo Leoni manteve o papel de coprodutor. As gravações de "#13" ocorreram no Yellow House Studio (Lugano/Suíça), a mixagem foi feita em Los Angeles e os retoques finais em Nova York nos Valhalla Studios sob os cuidados do renomado Darcy Proper.
TRACK LIST
1. Bad News
2. Every Time I Die
3. Missteria
4. 10.000 Faces
5. S.O.S
6. Another Last Time
7. Better Than Love
8. Save The Date
9. Marry You
10. Man On A Mission
11. No Time To Cry
12. I Can Say I?m Sorry
13. Rescue Me
Bonus:
14. No Time To Cry (Demo version)
15. I Can Say I?m Sorry (Piano version)
Visita à banda em:
www.gotthard.com
www.facebook.com/Gotthard
www.twitter.com/Gotthard