Gênero: Metalcover/Crossover
SOBRE O ÁLBUM:
Finalmente está aqui o tão aguardado terceiro álbum do IMMINENCE "Turn The Light On" que incorpora de forma única a diversidade de emoções e identidades da banda em um trabalho excepcional que possui ao mesmo tempo força e fragilidade sem limites ou qualquer tipo de restrição. Sem dúvida, este novo álbum é um marco significativo na discografia do IMMINENCE.
Desde o lançamento de álbum anterior, "This Is Goodbye" de 2017, os suecos se estabeleceram fortemente no cenário europeu com seu metalcore agressivo, se tornando uma das bandas mais promissoras e emocionantes do mercado atual. Com uma turnê com shows lotados, o IMMINENCE conseguiu alcançar um novo patamar e está mais do que pronto para deixar sua marca definitiva na cena com "Turn The Light On".
O vocalista e violinista Eddie Berg falou um pouco sobre o álbum: "O novo álbum do Imminence chama-se «Turn The Light On» e incentiva a lançar luz sobre a escuridão que carregamos. As letras do álbum abordam o conflito interior, insegurança, depressão e autodestruição. A música sempre foi, e agora mais do que nunca, uma saída e uma maneira de lidar com essas emoções. Este é o meu testemunho de minha doença mental. É o trabalho mais importante que já fizemos como banda".
Além de Eddie Berg, a banda conta em sua formação pelos guitarristas Harald Barrett e Alex Arnoldsson, o baterista Peter Hanström e o baixista Christian Höijer.
O IMMINENCE foi formado no sul da Suécia e, ao longo dos anos, tornou-se uma das bandas mais promissoras do país com seu som diversificado que abrange desde metalcore até música acústica. Fundada por Eddie e Harald quando eles eram apenas adolescentes, a banda cresceu organicamente tendo como pilar uma base de fãs em constante expansão em todo o mundo enquanto excursionava ativamente pela Europa desde o lançamento do seu inovador single "The Sickness" de 2015.
Um passo para atrás, dois passos para frente. Em "Turn The Light On", o IMMINENCE mergulha profundamente em si mesmo e cria uma coleção de músicas que cobrem um amplo território musical, algo muito normal na carreira da banda. O novo álbum mistura a crueza dos instrumentos tradicionais do estilo (guitarra, baixo e bateria) com a grandiosidade e alta classe das inconfundíveis melodias e arranjos de violino de Berg. "Turn The Light On" traz uma notável diversidade musical, com cada música sendo única em seu som e na sua mensagem, criando um campo de força que personifica a entidade que, sem dúvida, é o IMMINENCE.
"Foram dois anos de trabalho incrivelmente difícil. Este álbum [...] era para encontrar a nós mesmos e mostrar o que é Imminence", comentou Berg. E acrescentou: "Eu acredito que encapsula e define nosso som como banda. O processo criativo foi tudo menos fácil e me deu muito tempo para fazer um exame de consciência, tanto musical quanto pessoalmente. Depois de ter passado pelo período mais sombrio, mentalmente, durante a maior parte do tempo em que estava criando as músicas e escrevendo as letras, eu me apegava à música e ela era o que mantinha minha cabeça na superfície por tempo suficiente para recuperar o fôlego. Da mesma forma que se tornou uma luz na escuridão para mim, espero que os outros possam encontrar a luz ouvindo nossas músicas. É o que este álbum é, um símbolo de esperança. Eu realmente acredito que é o nosso melhor lançamento como banda até hoje".
Harald Barrett também quis deixar o seu depoimento: "Apesar de termos trabalhado mais e com mais intensidade do que nunca, o processo de composição foi libertador e sem obstáculos. Eu conseguia acordar de manhã e me sentir inspirado a escrever uma música com uma abordagem completamente diferente da que escrevemos no dia anterior. Acho que eu e Eddie fizemos o nosso melhor para manter nossas mentes abertas durante a composição do álbum. Realmente não havia regras. Na verdade, nunca tivemos uma ideia concreta de como queríamos que o álbum fosse, o que era um pouco preocupante na época. Fomos em outra direção musical com «This Is Goodbye» e a estrada na nossa frente não era muito clara. Com o tempo, vimos «Turn The Light On» tomando forma diante de nossos olhos e então sabíamos que tudo o que tínhamos a fazer era confiar em nossos próprios instintos e na nossa criatividade".
Do fundo azul escuro e profundo do feroz e caótico álbum de estreia do IMMINENCE intitulado "I" à arte simplista com um pássaro colorido do contemporâneo e melódico segundo álbum "This Is Goodbye", mais uma vez a banda trabalhou com o inovador designer Jakob Koc para criar a arte de capa de "Turn The Light On".
"Neste ponto, ele praticamente faz parte do Imminence, sendo muito influente na aparência e no resultado do nosso universo visual desde o início. Há algo sobre sua abordagem simplista que está relacionado comigo profundamente. Ele se desenvolve continuamente ao lado da banda e acho que ele realmente se superou dessa vez. A arte de capa é uma representação perfeita das letras, com a bela e brilhante fachada escondendo algo muito mais escuro embaixo, condizente com o ícone distintivo que simboliza esperança e luz no escuro. Os símbolos tornaram-se praticamente uma marca registrada da banda e esta capa é definitivamente a minha favorita até agora", comentou Eddie Berg.
"Turn The Light On" foi escrito e produzido por Harald Barrett e Eddie Berg com a ajuda de Peter Hanström que escreveu algumas partes e alguns arranjos adicionais de bateria. As músicas foram gravadas principalmente no Alias Studio na França por Bert e Eric Poncet que ajudaram também na projeção e produção do álbum. A bateria foi produzida por Christian Svedin e gravada no Studio Mega na Suécia enquanto que gravações adicionais de coros e cordas foram gravadas pela banda na Alemanha e na Suécia. A mixagem e masterização foram feitas por Henrik Udd, vencedor do prêmio Heavy Music Awards 2017 na categoria "Melhor Produtor" e que já trabalhou com bandas como At The Gates, Delain, Powerwolf e Hammerfall, entre outras.
"Quando ouvi o primeiro rascunho de Henrik, Eu fiquei instantaneamente convencido. Tudo estava lá e eu tive a sensação de que ele entendeu o que queríamos alcançar com as novas músicas. Henrik apresentou uma produção absolutamente maciça mas elegante e autêntica, sem perder o toque orgânico nem a identidade de nós como músicos", concluiu Barrett.
TRACK LIST
1. Erase
2. Paralyzed
3. Room To Breathe
4. Saturated Soul
5. Infectious
6. The Sickness
7. Death Of You
8. Scars
9. Disconnected
10. Wake Me Up
11. Don?t Tell A Soul
12. Lighthouse
13. Love & Grace
Visita à banda em: www.facebook.com/imminenceswe