Gênero: Power Metal
SOBRE O ÁLBUM:
Vamos voltar agora para 2010. A banda sueca SABATON acaba de lançar o seu quinto álbum de estúdio, "Coat of Arms", e começa a ser reconhecida mundialmente pelo seu Power Metal enérgico e verdadeiro e pelas suas letras baseadas em guerras históricas. Os novos fãs, ávidos por completar sua coleção, correm para as lojas a fim de comprar os primeiros quatro trabalhos da banda, "Primo Victoria" (2005), "Attero Dominatus" (2006), "Metalizer" (2007) e "The Art of War" (2008), porém... eles estão em falta!!!
Por esse motivo, o SABATON decide comprar os direitos dos álbuns e, em parceria com a Nuclear Blast Records e Black Lodge Records, relança-los em uma série especial sob o nome RE-ARMED.
E agora em 2019...
Após o lançamento de "Primo Victoria: Re-Armed" e "The Art of War: Re-Armed", a parceria Shinigami Records/Nuclear Blast disponibiliza no Brasil "Attero Dominatus: Re-Armed", relançamento do segundo álbum do SABATON e primeiro com o tecladista Daniel Mÿhr.
Assim como aconteceu com o seu "quase" álbum de estreia "Primo Victoria", "Attero Dominatus" - que significa "Eu destruo tiranos" em latim - aborda momentos históricos de diferentes guerras como o ataque com bombas atómicas em Hiroshima e Nagasaki (?Nuclear Attack?), o surgimento do Terceiro Reich de Adolf Hitler (?Rise Of Evil?), a Guerra das Malvinas (?Back in Control?) e até assuntos mais "atuais" como o terrorismo religioso (?In The Name of God?).
E foi com este álbum que a banda se afastou ainda mais do formato mais comum do Power Metal: cantar sobre tremendas batalhas em montanhas cobertas de neve ou planícies desérticas, ou sobre atos heroicos dos cavaleiros medievais. O SABATON preferiu, em cada uma das suas letras, nos inundar com uma chuva de realidade histórica.
Mas façamos um pouco de história...
Dezessete meses após o lançamento de "Primo Victoria", a banda sueca estava de volta com o álbum "Attero Dominatus". E, assim como no seu antecessor, a banda se mostrava extremamente épica, altamente bombástica, muito pesada, muito melódica e incrivelmente cativante. E como sempre acontece quando um álbum alcança um grande sucesso, as expectativas sobre o seu sucessor eram grandes e as comparações foram inevitáveis.
Porém, apesar de existir muitas semelhanças entre "Primo Victoria" e "Attero Dominatus", há também várias diferenças sutis entre os álbuns. Por exemplo: ambos os trabalhos começam o álbum com a faixa-título, mas enquanto no "Primo Victoria", a banda enfatiza o poder, no "Attero Dominatus", o foco está totalmente na musicalidade.
Outro exemplo são as letras das últimas músicas de ambos os trabalhos. Enquanto que na faixa ?Metal Machine? de "Primo Victoria", o SABATON usou linhas e títulos de outras músicas de Metal, desta vez, em ?Metal Crüe?, usou os nomes de algumas bandas de Metal para compor as letras, como podemos ver neste refrão:
"When the priest killed a maiden in the metal church
Armored saints and warlocks watched the slaughter
Rage of the slayer forced the pretty maids
To kiss the Queen in crimson glory"
"Attero Dominatus" é um daqueles álbuns que possui todos os ingredientes certos; poder simplificado, emocionante sentimento bélico, belas melodias medievais, incríveis solos de guitarra e fascinantes harmonias vocais; para você se levantar, pular, brandir seu punho no ar e cantar junto até explodir os seus pulmões.
Este relançamento, dentro da série RE-ARMED, traz cinco faixas bônus, entre elas o cover do clássico de Doro, ?Für Immer? e a versão demo da música ?Primo Victoria?.
TRACK LIST
1. Attero Dominatus
2. Nuclear Attack
3. Rise Of Evil
4. In The Name Of God
5. We Burn
6. Angels Calling
7. Back In Control
8. Light In The Black
9. Metal Crüe
BONUSTRACKS:
10. Für Immer (DORO Cover)
11. Långa Bollar På Bengt (Svenne Rubins Cover)
12. Metal Medley (Live In Falun)
13. Nightchild
14. Primo Victoria (Demo Version)
Visita à banda em: https://www.sabaton.net/