Gênero: Death Metal Melódico
SOBRE O ÁLBUM:
Fundada em 2004 pelo vocalista Jari Mäenpää (Ex Ensiferum), a banda finlandesa WINTERSUN lançou, nesse mesmo ano, seu aclamado álbum de estreia autointitulado. Desde a primeira faixa até a última, a banda levou o ouvinte a uma terra nórdica cheia de linhas de guitarras frias e a bateria implacável de Kai Hahto. Oito anos depois, o sucessor “Time I” não frustrou as expectativas da sua legião de fãs, que acompanhou a banda nos seus shows ao lado de Korpiklaani, Eluveitie e Fleshgod Apocalypse.
Agora, em 2017, WINTERSUN regressa com seu terceiro álbum de estúdio intitulado “The Forest Seasons” que marca a estreia do novo guitarrista Asim Searah.
Mixado e masterizado pela própria banda, “The Forest Seasons” convida o público a embarcar numa viagem musical através de uma mística floresta com suas quatro faixas colossais em 54 minutos. A primeira música desta nova aventura sonora, ‘Awaken From The Dark Slumber (Spring)’, começa com uma misteriosa e sonhadora melodia, acompanhada dos sons de animais selvagens subjugados. Com as poderosas guitarras e bateria, a música serpenteia por um caminho imparável de 15 minutos. Coros profundos, furiosas e belas guitarras e sons orquestrais se juntam nesta trilha e permitem que o ouvinte experimente o despertar da floresta.
A seguinte faixa, ‘The Forest That Weeps (Summer)’, começa também com uma introdução acústica, calma e sombria, até você acordar com o feitiço das guitarras profundas, continuando com a melodia apresentada previamente. E tem mais, pequenos toques sônicos se erguem e lideram através dos versos ásperos dos majestosos coros, seguidos de um interlúdio instrumental pesado e melódico. No final, após atingir o auge com um coro que inclui membros das bandas Ensiferum, Turisas, Moonsorrow, Týr, etc, ‘The Forest That Weeps (Summer)’ retorna abruptamente à ideia original, desvanecendo-se lentamente...
O silêncio reina... Um vento pressagiador se aproxima... ‘Eternal Darkness (Autumn)’, a terceira música, pega você de surpresa e apresenta elementos do black metal: batidas devastadoras e vocais ríspidos! Os sons orquestrais evocam a atmosfera depressiva e triste que captura o ouvinte e deixa para trás uma paisagem sonora cheia de maravilhosas melodias melancólicas até que a música chega a um inflexível e fatídico fim, retomando seu começo brutal.
Os tradicionais sons folks guiam a parte mais emotiva, triste e também final de “The Forest Seasons”, ‘Loneliness (Winter)’. A performance vocal de Jari pode ser considerada uma das mais impressionantes até hoje, apoiada pelos tons agridoces das guitarras, que guiam você através de uma caminhada cheia de tristeza e melancolia, antes que este passeio em montanha-russa de quase uma hora chegue a seu fim...
Este álbum é, sem dúvida, a obra mais variada de WINTERSUN até agora e consolida o status da banda como único na sua espécie! Sua complexidade precisa de algum tempo para ser compreendida, mas você será recompensado com uma jornada fantástica dentro da sua mente. Com “The Forest Seasons”, Jari Mäenpää provou mais uma vez ter o toque mágico para compor obras de arte musicais.
TRACK LIST
1. Awaken From The Dark Slumber (Spring)
2. The Forest That Weeps (Summer)
3. Eternal Darkness (Autumn)
4. Loneliness (Winter)
5. Loneliness (Winter) (acústico) *Bônus
Visita à banda em: www.facebook.com/wintersun