Gênero: Power Metal
SOBRE O ÁLBUM:
Se alguma vez houve um título de álbum que reflita perfeitamente a aura e atitude musical de FREEDOM CALL, é o título do novo álbum da banda “Master Of Light”. E o título não só se refere à imagem enigmática da banda, senão que também proclama o otimismo e a alegria de viver como uma filosofia de vida irrevogável.
FREEDOM CALL mostra o seu entusiasmo musical em cada nota e o compartilham com todos os fãs tanto nos seus trabalhos de estúdio como ao vivo nos seus shows. Mas, a banda também recebe desses mesmos fãs a energia inspiradora, por isso, não é nenhuma surpresa as palavras do frontman Chris Bay “uma carga total de energia” após sua bem-sucedida turnê divulgando o anterior trabalho “Beyond”: “Voltamos dos shows com tanto poder que nos encontramos compondo e gravando material novo em poucos meses”.
Assim como fizeram com os doze trabalhos anteriores, FREEDOM CALL apresenta em “Master Of Light” outra obra prima multifacética de Metal Melódico. E mais uma vez, os pontos fortes da banda são a sua vivacidade e incrível dinamismo, as suas melodias fantásticas e coros antológicos. Músicas como ´Rock The Nation`, ´Riders In The Sky`, ´Kings Rise And Fall` e ´Hail The Legend` falam por si mesmas, assim como ´Metal Is For Everyone`. Sobre o título desta última, Bay comenta: “[A música] é a nossa súplica para não se preocupar muito sobre as aparentes imponderabilidades da vida, para toma-las um pouco menos a sério. E, não há um pouco de Heavy Metal em cada um de nós? ” E a resposta é respondida neste trabalho e não só nas músicas mais pesadas senão também em faixas ligeiramente mais escuras como a faixa-título que se revela um contraponto bastante sinistro ao lado bastante ensolarado de FREEDOM CALL, com letras humorísticas sobre supostos atos heroicos dos músicos. “De certa forma, nós nos glorificamos com esta faixa”, admite Bay, “mas, claro, tudo é muito irônico”.
Em outras partes, “Master Of Light” se apresenta um pouco mais progressiva. “Acho que esta é uma das músicas mais desafiadoras que já gravamos”, fala Bay sobre o opus de quase seis minutos ´A World Beyond`. E acrescenta: “A complexidade desta faixa nos lembra em primeiro lugar de nossa fase ‘Crystal Empire’”.
Outra coisa incomum: A balada ´A Cradle Of Angels` foi gravada com guitarra acústica no fingerstyle e a lírica incentiva o pensamento positivo para resolver problemas. E falando de positivo: a arte de capa, feita por Michael Dorschner, é um reflexo visual do senso de humor do título do álbum.
“Master Of Light” foi gravado no próprio estúdio da banda, Little Sun Creek Lounge, sob os cuidados de Bay e Stephan Ernst, que também coproduziu os antecessores “Land Of The Crimson Dawn” (2012), “Beyond” (2014) e “Eternity – 666 Weeks Beyond Eternity” (2015).
Deixamos por último as promessas de Chris Bay: “Os nossos fãs encontrarão novas músicas que apresentam, mais uma vez, diferentes aspectos do nosso Metal Melódico com várias cadencias rápidas, mas também com referências progressivas e momentos balladesque. Cada fã de FREEDOM CALL sentirá algo diferente”.
TRACK LIST
1. Metal Is For Everyone
2. Hammer Of The Gods
3. A World Beyond
4. Masters Of Light
5. Kings Rise And Fall
6. Cradle Of Angels
7. Emerald Skies
8. Hail The Legend
9. Ghost Ballet
10. Rock The Nation
11. Riders In The Sky
12. High Up
Visita à banda em: http://www.freedom-call.net/