Gênero: Death Metal Melódico
SOBRE O ÁLBUM:
Numa cena musical cheia de subgêneros aparentemente intermináveis e tendências passageiras, o IN FLAMES é um exemplo do que significa permanecer fiel a seu objetivo. Desde a sua formação em Gotemburgo (Suécia) em 1990, a banda de Metal Melódico teve vários álbuns no Top Ten sueco, excursionou ao lado de grandes nomes da cena como o Metallica e o Judas Priest e influenciou muitas outras bandas sem nunca deixar de apresentar a sua própria assinatura sonora. Com esse mesmo espírito, em 2016, a banda apresentou o seu décimo segundo álbum, intitulado "Battles", evitando usar fórmulas conhecidas em favor de tentar coisas novas. E para isto contou com a colaboração do produtor nominado para o Grammy Howard Benson, fazendo de "Battles" um álbum que agrada todos os tipos de fãs do IN FLAMES.
"Este álbum se compus mais rápido do que pensávamos", explicou na época o guitarrista Björn Gelotte quando questionado sobre o processo de composição. "No começo eu estava muito relutante, mas eu tinha um monte de riffs então me sentei com o [vocalista] Anders [Fridén] e começamos a trabalhar no material e tudo veio muito rápido".
Antes de mostrar o material para o baixista Peter Iwers e o guitarrista Niclas Engelin, a dupla decidiu deixar o conforto de Suécia e ir para Los Angeles, onde eles se sentaram a escrever todos os dias para logo encher o estômago de churrasco e cerveja até as primeiras horas da manhã. "Eu acho que estar na California realmente afetou o álbum no sentido de que tínhamos um estúdio na casa onde estávamos hospedados e foi realmente bem descontraído, o que aumentava a produtividade", acrescentou Fridén. De fato, das 11 faixas iniciais no começo do processo, a quantidade aumentou para 15 e essa inspiração for parcialmente graças à influência do Benson.
"Eu acho que o que realmente ajudou foi ter um produtor que nos fazia concentrar no que era realmente necessário para nos manter no caminho certo", continuou Fridén. E Gelotte complementou: "Esta foi uma nova abordagem para nós, pois nunca antes deixamos que ninguém fizesse o que Howard fez. Nos reunimos com vários produtores antes de iniciar a gravação e ele pareceu ser o único cara que não queria mudar nada. Ele só queria ter certeza de que estávamos fazendo o melhor álbum do IN FLAMES e isso me fez sentir muito bem". E o guitarrista finalizou: "Não é que não estamos satisfeitos com as coisas que nós fizemos por nós mesmos. Apenas pensamos que seria bom tentar algo diferente porque é o que banda sempre faz".
E essa confiança e emoção são palpáveis em "Battles" desde o hino ’The Truth’, passando por a brutalidade técnica de ’Through My Eyes’ até o groove distintivo da faixa-título. Em outras palavras, o álbum mostra a banda fazendo ganchos mais afiados, riffs mais concisos e aperfeiçoando o seu "ataque" de uma forma semelhante ao mostrado nos seus lendários shows ao vivo. Quem descreveu melhor o álbum foi o Fridén: "Quando as pessoas ouçam este álbum, eu acho que vão saber instantaneamente que é o IN FLAMES, sem que tenhamos que repetir a mesma música uma e outra vez, e isso é algo do que eu estou incrivelmente orgulhoso [...] Não é que seja algo completamente diferente, mesmo assim é algo novo. Se eles já gostam do IN FLAMES, eles vão gostar ainda mais... e se eles não gostam do IN FLAMES, ainda podem chegar a gostar".
E esse ímpeto implacável para a inovação tem sido algo inerente na abordagem do IN FLAMES desde o primeiro dia. "Precisamos que a música seja interessante tanto para nós como para os nossos fãs, porque isto nunca foi para nós apenas um trabalho e sim um modo de vida", explicou Gelotte.
TRACK LIST
1. Drained
2. The End
3. Like Sand
4. The Truth
5. In My Room
6. Before I Fall
7. Through My Eyes
8. Battles
9. Here Until Forever
10. Underneath My Skin
11. Wallflower
12. Save Me
BONUS TRACKS
13. Greatest Greed
14. Us Against The World
FORMAÇÃO
Anders Fridén » vocal
Björn Gelotte » guitarra
Niclas Engelin » guitarra
Peter Iwers » baixo