DIGIPACK
Gênero: Power Metal
SOBRE O ÁLBUM:
“E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lama sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” – Mateus 27:46
A humanidade não precisa mais de uma Bíblia para saber que estamos nos aproximando rapidamente da “hora nona” – o especial momento quando Jesus morre na cruz. Nossa hora para o sacrifício e lamento dos nossos pecados está chegando, mas não de uma forma religiosa senão num contexto completamente mundano. Estamos à beira de uma guerra nuclear, dentro de uma sociedade onde a poluição ambiental é um assunto do dia-a-dia e o respeito à Mãe Natureza parece inexistente. Então, não é de se admirar que mesmo os bem-humorados finlandeses de SONATA ARCTICA estejam assombrados pelo medo e pela dúvida, quando falamos do futuro do planeta. E, apesar de seu som ainda ser dominado por solos rápidos de guitarra, melodias cativantes de teclados e a inconfundível voz de Tony Kakko, um sentimento sombrio parece estar rastejando no seu nono álbum de estúdio “The Ninth Hour”.
“Em geral, eu não sou uma pessoa muito religiosa, ” admite o frontman Tony Kakko. “Então, eu tive que estudar o fundo religioso e os diferentes significados, uma vez que ao vir com o título ‘The Ninth Hour’ [‘A Hora Nona’], eu pretendia sublinhar o fato de este ser o nosso nono álbum de estúdio. Mas, foi muito agradável conhecer todos esses significados e perceber que eles realmente se encaixavam muito bem com a minha ideia sobra a capa e algumas das letras do álbum”.
Mais uma vez, o álbum foi produzido pela própria banda e mixado por Pasi Kauppinen, tendo como resultado um som clássico, porém original que define o espírito da versão 2016 de SONATA ARCTICA. As gravações começaram em abril em diferentes estúdios caseiros, antes da banda unir as suas forças criativas no Studio57 na cidade finlandesa de Alaveteli. Após 17 anos, os fãs sabem o que vão encontrar num álbum da banda: um som de alta qualidade com uma pequena surpresa aqui e ali, uma pitada de inovação e frescura ao estilo.
A arte de “The Ninth Hour”, feita mais uma vez por ToxicAngel, reflete essa sensação de armageddon que paira no ar.“A arte de ‘The Ninth Hour’ descreve uma utópica paisagem futurística”, explica Tony. “A natureza e as tecnologias humanas estão em perfeito equilíbrio. E no meio temos uma ampulheta de vidro com uma espécie de botão. O recipiente direito representa a natureza sem nenhum humano por perto, enquanto que no esquerdo temos a distopia humana depois de nós termos destruído à natureza. O conceito que quis passar foi que ao virar a ampulheta, usando o botão, já seja para um lado ou para o outro, um dos recipientes ficará vazio e o futuro será totalmente apagado. Biblicamente se espera que nos arrependamos e nos sacrifiquemos na “Hora Nona”... e mergulhemos de volta para uma realidade mais mundana; é fato que estamos atualmente vivendo em tempos históricos e críticos. As nossas decisões vão definir o futuro. Não só o nosso futuro individual, senão o futuro de todo o planeta. Necessitamos fazer sacrifícios e em muitos casos nos arrependeremos das escolhas já feitas”. Mas, desde o ponto de vista musical, os ouvintes não correm o risco de cair numa profunda depressão ao ouvir o álbum. SONATA ARCTICA, novamente, se concentrou em compor 11 hinos épicos com energéticas, impactantes e poderosas melodias. Especialmente os futuros clássicos ‘Don’t Say A Word’ ou ‘White Pearl, Black Oceans’ serão uma grande descoberta para os fãs mais conservadores.
TRACK LIST
1. Closer To An Animal
2. Life
3. Fairytale
4. We Are What We Are
5. Till Death’s Done Us Apart
6. Among The Shooting Stars
7. Rise A Night
8. Fly, Navigate, Communicate
9. Candle Lawns
10. White Pearl, Black Oceans Part II – “By The Grace Of The Ocean”
11. On The Faultline (Closure To An Animal)
12. Run To You
Visita à banda em: www.sonataarctica.info ou www.facebook.com/sonataarctica