É fato conhecido que a saída e consequente entrada de novos integrantes pode não alterar a identidade musical uma banda ou seu estilo. Mas toda a dinâmica muda, já que músicos costumam possuir personalidades e técnicas musicais bem pessoais. Não, não é uma questão do que é melhor ou pior, mas de simplesmente ser diferente.
E esta diferença é a tônica que faz com que “No Fear to Face What’s Buried Inside You”, primeiro álbum do quarteto paulista ATTRACTHA seja tão bom, e esteja credenciando a banda a brigar por um lugar entre os grandes discos do ano.
O grupo continua fazendo o bom e velho Heavy Metal com muita personalidade e sem se prender a este ou aquele subgênero. Mas o que podemos perceber é que entre o EP “Engraved” e esse álbum, a maior diferença é que as entradas de Cleber Krichinak nos vocais e de Guilherme Momesso no baixo, juntando com os veteranos Ricardo Oliveira (guitarras) e Humberto Zambrin (bateria) fizeram o ATTRACTHA soar mais pesado, agressivo e moderno. Óbvio que o lado mais melodioso da banda continua intacto, mas a agressividade é de saltar os olhos.
Produzido pelas mãos de Edu Falaschi em conjunto com o próprio ATTRACTHA, mais a mixagem e masterização de Damian Rainaud (na Califórnia, EUA), podemos afirmar que o quarteto deu um salto qualitativo em termos de qualidade sonora. Está muito pesado, com timbres bem escolhidos, mas sem que a clareza instrumental fique comprometida, ou as melodias sejam prejudicadas.
Sob o conceito do baterista Humberto, o designer João Duarte criou uma arte gráfica muito bonita, e fugindo do batido padrão de predominância de tons de vermelho ou preto.
Musicalmente, o quarteto não está nem aí para rótulos, características, ou seja lá o que for. A música do ATTRACTHA só admite um rótulo: Metal, e pronto!
Peso, agressividade, energia fluindo aos borbotões, boa técnica musical de cada um dos integrantes. E tudo isso se funde e cria uma música com muita personalidade, com ótimos arranjos, pegadas envolventes e uma dinâmica fantástica entre a parte instrumental e os vocais.
“No Fear to Face What’s Buried Inside You” é uma jóia rara, uma pérola brilhante e muito bonita, e o ATTRACTHA mostra um nível musical que já não cabe no Brasil.
Parabéns, rapazes!
Texto: Marcos “Big Daddy” Garcia (Metal Samsara)